É referente à qualidade do exame mamográfico. Tanto em termos técnicos de controle de radiação e espalhamento, como na qualidade do feixe ideal para melhorar a acurácia do diagnóstico.
Em 2006 o INCA em parceria com o CBR e a ANVISA, criou um Programa de Qualidade em Mamografia (PQM) com a finalidade de assessorar os Estados e Municípios na implantação de ações de controle de qualidade das mamografias.
Em 2007/08 foi implantado o Projeto Piloto que possibilitou posteriormente a elaboração de um programa em nível nacional (PNQM), que fora instituído pela Portaria 531 de Março de 2012 e revisada em novembro de 2013 com o número 2.898 do Gabinete do Ministro (GM).
Objetivo do Programa
O PNQM tem por objetivo avaliar o desempenho da prestação dos serviços de diagnóstico por imagem que realizam mamografia, com base em critérios e parâmetros referentes à qualidade da estrutura, do processo, dos resultados, da imagem clínica e do laudo.
O programa tem abrangência nacional e se aplica a todos os estabelecimentos de saúde públicos e privados que realizam mamografia e que sejam vinculados ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O PNQM é gerenciado pelo Ministério da Saúde e executado pelas Vigilâncias Sanitárias locais e Anvisa, INCA e CBR.